O Meu Lugar

O Meu Lugar, livro de crônicas organizado por Marcelo Moutinho e Luiz Antônio Simas, conta com a minha gaiata contribuição Rolezinho com Nabuco. O meu lugar mesmo é a Pavuna, mas a lotação cheia não me permitiu escrever sobre o bairro de minha infância e adolescência. Restou-me o Centro de todas as desatenções conforme alcunha de Antônio Torres, o escritor baiano. Morei quase dez anos pelas redondezas entre o Largo das Neves e o Bairro de Fátima. Em minha ficção, não é novidade, muitos amigos são transformados em personagens. José Enokibara está em John Fante Trabalha no Esquimó, no conto homônimo; Francisco Olivar está como o inquiridor de Joaquim Nabuco em minha nova diatribe. Ambos são livreiros. E também sujeitos imortalizados pela memória e pelo afeto da cidade. Recebi a prova do meu conto para o okay final. O índice revelou um time de veteranos como José Trajano, Aldir Blanc e Nei Lopes. E a surpresa da abertura do livro com minha modesta croniqueta. Além de Pavuna, São João de Meriti, outro território afetivo, está por lá pelas mãos de Bruna Beber. Porra, tô em casa, exclamei. Madureira, Tijuca, Centro, Pavuna… A minha predileção? Toda a cidade. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Iberê

O caso Alexandre Soares Silva

Na Pequena Área