Masterclass - Aguinaldo Silva

Participei de uma seleção realizada no bloglog do Aguinaldo Silva para uma masterclass de roteiro de telenovela. A experiência foi ótima, mas minha ambição era estar próximo ao escritor Aguinaldo Silva e não do noveleiro. Mesmo que pareça absurdo e convivam em uma mesma pessoa, não representam a parcela de Aguinaldo Silva que escreveu Lili Carabina ou Dez Histórias Imorais. A seleção contou com 1.132 candidatos, se não me engano. Seriam escolhidos 12 eleitos que praticariam a teledramaturgia guiados pelas mãos hábeis do autor de Senhora do Destino. Como já foi divulgada a lista dos pré- selecionados, 40 caras sortudos que se souberem aproveitar a oportunidade, sairão com uma boa bagagem dessa oficina de criação, resolvi postar minha cena que não foi aprovada pela comissão, não ferindo as regras do jogo - como manter o ineditismo até a divulgação do resultado. A tarefa era a recriação da cena da novela Tieta do Agreste em que Perpétua flagra Cardo e Tieta nus na cama e finge uma cegueira.

Cena 1 – casa de Perpétua/corredor para o quarto de Tieta/interior/dia. Perpétua avança pelo corredor, ouve sons abafados vindo do quarto de Tieta, apura os ouvidos. Aproxima-se da porta do quarto.

Perpétua (intrigada) – Que som estranho é esse?


Cena 2 - o quarto de Tieta/interior/dia - Perpétua Abre com cuidado a maçaneta da porta. O quarto está escuro. Tem dificuldade em adequar a visão à escuridão. Dirige-se para o comutador da luz, sem perceber no chão os objetos espalhados pelo sexo furioso realizado entre o sobrinho e a tia. Quando a luz se acende, Perpétua tropeça em um objeto, caindo. Não sem antes flagrá-los, Tieta e Cardo abraçados nus. Finge um desmaio devido ao tombo. Cardo se veste rapidamente acompanhado por Tieta.

Cardo (preocupado) – Mãezinha! (Dá pequenas tapas no rosto de Perpétua). Fale comigo, por favor.

Tieta (triunfante)– Não se preocupe. Vaso ruim não quebra. Mas, em todo caso, vou chamar um médico.

Tieta sai do quarto. Cardo com expressão de culpa e preocupação observa Perpétua que retorna aos poucos ao estado natural.

Perpétua (confusa) – Cardo, meu filho...O que me aconteceu...Parece que desmaei.

Cardo – Não foi nada, mãezinha. Só um mal –estar. Logo tudo estará direito.

Perpétua – E sua tia?

Cardo – Foi telefonar para um médico.

Perpétua – Que santa! Essa minha irmã é uma santa. Deus a guarde e a você também, meu filho. Talvez seja a velhice. Mas, enquanto estive desacordada, conversei com Ele (aponta o dedo para cima), então Ele me mostrou sua Vontade, estava orgulhoso por sua causa, meu filho. Não faça nada que me magoe, porque não suportaria, não se desvie do caminho de sua vocação. A tentação é grande (Exagera nos gestos), mas não se desvie.

Perpétua volta a fingir debilidade devido ao desmaio. Cardo promete em voz queixosa:

Cardo – Não vou me desviar, minha mãe. Não vou.
(Flashback das cenas quentes de amor com a tia lhe passam pela cabeça).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Iberê

O caso Alexandre Soares Silva

Na Pequena Área