Elogios de Saint Clair Stockler na Internet

Estes no TodoProsa (http://todoprosa.com.br/?comments_popup=338)


" Mariel Reis foi meu colega de turma na Letras. Figura incrível. Generosíssimo, simpático, bem-humorado. Um cara realmente fantástico. Gosto muito dele, embora tenhamos atualmente pouco contato. Mas o respeito mútuo (sei que ele gosta muito de mim também) existe sempre. Conheço alguns dos contos dele, mas ainda não li o livro. Ele é ótimo mesmo, tem um olhar sobre o subúrbio muito bom - a literatura carioca é, em sua quase totalidade, uma literatura da zona sul. Nada contra, mas eu gostaria de ouvir as vozes do subúrbio também (o Marcelo Moutinho, com a sua antologia "Prosas Cariocas", deu vez/voz a um punhado de autores cujas histórias se passavam no subúrbio, entre eles o Mariel e o Vinícius Jatobá, com um conto lindíssimo: "Ana antes da chuva", se bem me lembro do título). Tem muita gente boa por aqui. Gente sem muita chance de sobressair, infelizmente, até porque a ação - quando há ação - entre os autores se circunscreve ao outro lado dos túneis…"


"MARIEL REIS: O que me surpreende nas histórias do Mariel é que, na aparência, elas são sempre muito simples. Mas eu, que já fui seu colega de turma na faculdade de Letras, sei que ele é um cara que conhece profundamente Literatura (nacional e estrangeira). Portanto, a simplicidade é enganosa: seus textos têm raízes que vão beber no melhor que já se produziu em todos os tempos (o Mariel, quando éramos estudantes, lia indiferentemente clássicos e autores contemporâneos; é um leitor voraz). Tem gente que acha que barroquismos são sinônimo de boa literatura. Ainda bem que o Mariel sabe que não."



Este no blogue Opiário (http://opiario.livejournal.com/2005/10/27/)


Luxuriosamente perverso Oct. 27th, 2005 at 10:23 PM
Caro Saint-Clair,
"Você é um homem luxuriosamente perverso. Li os contos. E neles trafega essa insinuação mística - onívora de compreensão do mundo através da língua. Atrás das "ingênuas" estórias de fantasia há um universo veladamente sexual ou até em certos casos explícito. Como no conto Decomposição a imagem do gato e do próprio dedo da personagem.Abçs, Mariel Reis".


Mariel Reis é contista, prestes a publicar seu primeiro livro, e foi meu colega da faculdade. Como já disse aqui no Opiário certa vez, é um cara brilhante. Mandei pra ele alguns contos meus, e a resposta está acima. Adoro o "luxuriosamente perverso", que vou acrescentar ao "sodomita iconoclasta".


Logo se percebe que o respeito e a admiração são mútuas.
Saint Clair um forte abraço sempre. E desculpe ter notado com atraso tão grande os elogios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Iberê

EXERCÍCIO

O caso Alexandre Soares Silva