Vila Cruzeiro Dominada Pela Polícia - Parabens ao Governardor Sérgio Cabral

Depois de mega – operação da Polícia Militar para invasão da Vila Cruzeiro, Zona Norte, no Rio de Janeiro, local onde fora assassinado o jornalista Tim Lopes pelo marginal Elias Maluco e seus comparsas, com vistas às imagens exibidas da fuga dos bandidos para o Morro do Alemão, os comentaristas tendo enxergado a presença de menores entre os traficantes reacendem a polêmica da maioridade penal, como se isto fosse resolver o problema da violência no Estado. O que não é uma verdade.

Se não conseguimos resolver os problemas ocorridos entre uma população carcerária que já cumpre pena, imagine se a aumentarmos exponencialmente? Se não conseguimos impedir que ordens para vandalismo e destruição de propriedade alheia cheguem aos comparsas dos marginais que estão em liberdade, o que pensar sobre a maioridade penal? Se não moralizamos os advogados que prestam serviço aos presos e terminam por servir como pombos correios, como reacender a questão da maioridade? Somente para trazer alívio imediato a uma situação catastrófica como é a do narcotráfico no Rio de Janeiro, produto da omissão de governos anteriores que não se empenharam em extirpar esse câncer de nosso meio, promovendo justiça social e inclusão das populações marginalizadas.

Enquanto não resolvermos as questões acima, não poderemos falar em maioridade penal.

As famílias dos menores que se envolvem com o tráfico é que deveriam ser indiciadas por abandono de incapazes. E existir, por parte do governo, um programa de planejamento familiar que atenda de fato as populações carentes, sem que prescindam do prazer, mas orientando-as no caminho da responsabilidade. A liberação do aborto, a ligadura e a vasectomia seriam atitudes realistas e bem vindas que melhorariam a situação de muitas mulheres e homens nos morros e favelas do Rio de Janeiro. Discutir isso, em minha opinião, vale mais a pena do que construir novos presídios para abrigar tanta gente.

Comentários

Unknown disse…
Quantas palavras necessárias!
Quanto a questão do aborto e planejamento familiar me fez lembrar daqueles que quando olham a violência nas favelas exclamam:Como que os governos deixaram que os morros chegassem a este ponto. Como se a razão de tantos crimes estivessesm nas construções improvisadas das favelas. Quanto a questão de "abandono de incapazes" torço para que entre no ECA.Ops, mas
com isso não aumentariam a população carcerária?

Postagens mais visitadas deste blog

Iberê

EXERCÍCIO

O caso Alexandre Soares Silva