Surrealismo Tardio e a Obra de Braga Tepi

Com o entusiasmo arrefecido, observamos que há uma nota de um surrealismo tardio nas esculturas de Braga Tepi. A obra “O Visionário” é um exemplo de diálogo com esta corrente, sua imagética não me parece original, gasta com as repetições freqüentes executadas por Salvador Dali. Não apresenta o resultado que deveria no espectador, não transmite angústia ou a asfixia por não ter livres os membros para reagir contra a realidade invasora.



O rosto vazado para que enxergue a si próprio quando contemplada, com seu oco abissal não detona em nós a inquietação que outrora sobressaltava os freqüentadores dos salões surrealistas. Talvez porque na época deles existissem sonhos e posições políticas pelas quais cada homem teria de se decidir. Agora vivemos essa dissimulação consumista embalada por ideologias passageiras veiculadas pela mídia, tornando-nos seguidores de causas temporárias, escravos de plataformas políticas provisórias de ação social ou econômica.




A peça “Andarilho” é notadamente a mais indicativa desta presença, porque podemos compará-la estruturalmente com a escultura Vênus Atravessadas Por Gavetas. Enquanto que esta é sinalizada pelas gavetas, aludindo ao mistério do inconsciente, aos alçapões onde estaria repousando a verdade humana, Braga Tepi substitui as gavetas por engrenagens que significam a mesma coisa. Nisto percebemos que o artista não consegue superar o modelo adotado como parâmetro – talvez Salvador Dali – se é o caso de uma intertextualidade, não há força (transvaloração) na confecção das obras nem a ironia própria das desconstruções.

Comentários

keroneia disse…
Lega, seu texto sobre minha óbra, arquivei em meus arquivos, obrigado Braga Tepi bragatepi.blogspot.com btepi.blospot.com
braga tepi disse…
Gostei do seu texto sobre minhas óbras vou guardar em arquivo de pesquisa. Obrigado, Braga Tepi bragatepi.blogspot.com btepi.blogspot.com

Postagens mais visitadas deste blog

Iberê

EXERCÍCIO

O caso Alexandre Soares Silva