Arqueologia Urbana

Procurei o grupo Afrorregae para propor uma coluna para a revista de cultura que publicam também homônima com o projeto Arqueologia Urbana.


Assisto no canal Multishow o programa Conexões Urbanas, capitaneado por José Júnior, a idéia me visitou em uma dessas ocasiões, quando me deu o estalo de construir perfis de personagens excluídos, mas não os comuns sobre o quais se realizam documentários como bandidos, facções, gangues ou patotas de pichadores.


Mas dar atenção aos artistas presentes no cotidiano de cada bairro. Por exemplo, em Pavuna, inúmeros perambulavam pelos bares da região: Beto Hippie, Alfredo Perneta, João Ribeiro de Almeida. Todos com excelente histórico artístico, porém relegados às paisagens regionais por motivos variados.


A coluna Arqueologia Urbana tentará fazer contato com estes artistas em exílio em sua própria terra, que desenvolveram projetos que superaram o provincianismo, dialogando com a tradição artística brasileira e com a vanguarda de outros países.


Parece impossível. Mas estes artistas existem e trabalham.


A conversa com o grupo Afrorregae não teve outro caminho senão o da própria felicidade. Logo se prontificaram em bolar um projeto para me hospedar em seu site, caminhando em direção a idéia da coluna, em um blogue, que se vingar, será batizado com o título acima.



Meus agradecimentos pela atenção de todos do Afrorregae e em especial ao José Júnior e ao Rafael Dragaud que compraram a briga. Espero ter sorte e conseguir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Iberê

EXERCÍCIO

O caso Alexandre Soares Silva