Braga Tepi


O imaginário de ficção científica norteia o avanço da humanidade. Julio Verne, escritor inglês, antecipou invenções através de descrições incríveis das máquinas existentes em sua obra. Em Vinte Mil Léguas Submarinas, de 1870, por exemplo, Nautilus é um submarino que supera tudo o que se imagina em engenharia naval: o corpo perfeitamente aerodinâmico, com 70 metros de comprimento, oito metros de diâmetro e deslocava oito toneladas.


A notícia do primeiro submarino é datada de 1776, construído por David Bushnell, chamado American Turtle. Suas dimensões eram pequenas, movido pela força braçal da tripulação, participou da Guerra de Independência dos Estados Unidos. Também não podemos ignorar que durante o Renascimento Leonardo da Vinci projetou vários modelos de submarinos que nunca chegaram a ser construídos e o holandês Cornelis van Drebel cruzou o rio Tamisa, em Londres, em um veículo capaz de operar debaixo d’água. Se Júlio Verne não criou o submarino, se Leonardo da Vinci o projetou em plena Renascença, David Bushnell e Cornelis Drebel se ocuparam em dar forma a este sonho. Podemos considerar que as especulações tanto de Verne quanto os desenhos de da Vinci contribuíram para o aperfeiçoamento desta maravilhosa máquina.



A ficção cientifica ultrapassou os limites dos livros, integrando-se a revolução do cinema. O primeiro filme deste gênero é “Le Voyage Dans La Lune”, de 1902, com duração de quatorze minutos, porque no inicio do século os filmes não duravam mais que dois minutos, isto já era em si uma revolução. Georges Mélies, autor da película, baseou-se em romance de Julio Verne. O filme narra uma viagem à lua e tem como principal personagem o Professor Barbenfouillis. O nome sugestivo e curioso da personagem contém – Fou – que significa louco em francês e - ill – significando doente nesta mesma língua.



Toda esta introdução para abordar o universo insólito da arte de Braga Tepi, escultor piauiense, que expõe suas obras na Galeria Hélio Rocha, no Rio de Janeiro. A ficção cientifica é determinante quando detemos o olhar sobre suas esculturas. O artista ressalta que há nele influência dos quadrinhos, comenta sua predileção por Flash Gordon. Executa suas obras que combinam peças de maquinaria mecânica imprestáveis em linguagem refinada, com senso de proporção invejável e capacidade de bricolagem surpreendente, para um jovem com apenas trinta e sete anos.



Reservado, o artista, não é dado as conversas muito alongadas, preferindo a contemplação de suas construções. Se Braga Tepi atribui sua influência aos quadrinhos, sendo mesmo autor neste gênero, prefiro discordar, vendo nele um prosélito de filmografias como Blade Runner, filme americano, de 1982, que narra a saga de replicantes e humanos em uma terra devastada.



É esta a minha impressão quando deparo com suas criações. Despregadas de seus suportes, irão falar comigo, cobrar sua cota de humanidade. Se antes o Criador soprava-lhes o barro, considerando a nossa queda, estamos na Era do Ferro. Não podemos ignorar o tipo de homem que caminha sobre a Terra, nem quais as suas angústias.



As linhas das esculturas possuem elegância, o apuro clássico acompanha-o, mostrando que não é um novato ou um aventureiro. Ressaltamos o incomodo com a pátina de alguns rostos que tornam caricaturais determinadas peças, preferindo as soluções presentes nas obras “O Pensador” e “O Homem e o Aro”.



Isto é uma restrição mínima, que poderia ser tomada por capricho de um observador. Não retira os méritos das outras esculturas, apenas se refere ao acabamento. Para as duas esculturas citadas se buscássemos um parentesco, poderíamos uni-las em grau de paridade a outro escultor da Idade do Ferro, Francisco Stockinger, isto porque somos capazes apenas de assimilação por comparação. Talvez um defeito formativo.


Não concordamos também com o tratamento que o artista recebeu da revista Veja Rio.



Braga Tepi é um escultor, artista plástico ou o que seja nessa família. Se o curso no Senai lhe possibilitou as ferramentas para execução de sua arte como à utilizada para sua sobrevivência, isto não diz respeito ao criador ecologicamente correto e genial que ele é.


A assessoria de imprensa de Braga Tepi não vê artistas como Amílcar de Castro ou Franz Weissmann chamados de metalúrgicos ou serralheiros ou qualquer outra denominação desta natureza. Menosprezo este tratamento, Braga Tepi é um artista plástico talentoso, antenado com as exigências ecológicas atuais, reinventando o homem ao seu modo. Basta dizer : original.
Imagem: "O Homem e O Globo", de Braga Tepi.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Iberê

EXERCÍCIO

O caso Alexandre Soares Silva