Bolsa Funarte...Cortada à Gilete

“A decisão é soberana”. Perdi mais de cinqüenta paus autenticando, xerocando a documentação exigida para a participação da Bolsa de Estímulo à Criação Literária oferecida pela FUNARTE. Para quê? Isso ainda está sem resposta, porque se queriam premiar o Luiz Arthur Toríbio, não precisavam colocar em cheque o processo de seleção dos projetos, era só pedir que nós, os concorrentes, estaríamos de pleno acordo, porque já sabíamos dos serviços prestados por ele como ex-chefe da Assessoria de Comunicação Social do Minc. Mas como ninguém perguntou, criou-se este mal-estar, e, mesmo este senhor não conhecendo o júri, não me conhecendo e a nenhum dos outros concorrentes de todo o país, acabou por levar o descrédito às instâncias da cultura, reforçando a tese de clientelismo, nepotismo e favorecimentos que os democratas e indivíduos ditos saudáveis politicamente dizem não existir, acusando de neurótico àqueles que se posicionam desta maneira, pleiteando internação, camisa de força e choque elétrico.

Um mês antes a hipótese de ser uma furada, sem direito a recorrer, estava sendo conversada com Delfin que me acalmou os nervos, convencendo-me de que a crença nas instituições é uma fé pública que o homem brasileiro deve demonstrar até que se prove o contrário. Portanto, não esperamos tanto para decretar a falência destas instituições que precisam ser saneadas, libertadas da canalhocracia.

Tudo vale a pena se a alma não é pequena? Às favas! Os otimistas vêem na aparição de um ou outro nome na listagem divulgada a chance de defender a idoneidade do concurso, etc e tal. Eu não penso assim. Volto a dizer, se queriam fazer marmelada, circo, pelo menos poderiam ter pedido permissão, democratizado nossa participação nessa farsa, caberia a cada um de nós concorrente a decisão por desfilar ou não no bloco da amargura que está se tornando este país sem transparência em seus critérios, acostumado a negligenciar, omitir, usurpar, roubar, enxovalhar o pavilhão nacional como a máxima aos amigos tudo e aos inimigos...

Por favor, me respondam como podem ter avaliado tão rápido? Quando entreguei meu projeto na sede da FUNARTE não havia um funcionário para atendimento às nove horas da manhã. Tive que aguardar quarenta minutos para ser atendido. Neste ínterim decidi ir ao protocolo, sexto andar, lá não estavam permitidos a receber. Os minutos se passavam, meu horário de entrada no trabalho às dez horas me preocupando, fui então à sala da presidência também recebi a negativa, não poderiam se responsabilizar pela entrega do projeto. Então diante desta eficiência, procuro entender como pelo menos quinhentos projetos foram lidos do período do dia 10 deste mês até o dia 13? A equipe deveria estar realmente compenetrada em dar o resultado.

A soberania da decisão deveria restituir o dinheiro gasto dos concorrentes com o envio, xerox e autenticações. Deveria ter realizado um plebiscito com os inscritos para autorizarmos ou não a falcatrua, dar-nos a ilusão democrática como foi feito com alguns ministros envolvidos com mensalinhos nos salões do planalto. Por que nesta altura do campeonato, se eu fosse consultado, e me contassem uma história qualquer para me convencer, desde que triste o bastante, eu aceitaria numa boa com uma exigência apenas, a candidatura do ganhador de Brasília à Academia Brasileira de Letras, não menos. E um dinheirinho, se possível, para a passagem dos moradores distantes desta capital para aplaudirem a posse.

Comentários

Olá! Sou de Bagé, Rio Grande do sul e meu nome é Valdomiro.
Quando soube do resultado, depois de um mal-estar, meu básico raciocínio levou a crer na impossibilidade de haver uma seleção justa. A não ser que tenham criado um computador hiper-avançado capaz de selecionar os projetos dentros dos critérios exigidos.
Bem, só tenho uma coisa a dizer, além de lhe apoiar totalmente, é por isso que cada vez menos se acredita no Brasil.
Um abraço
Agulha3al disse…
Apesar da reclamação e apoia-lo!! concordo com um autor dos nossos classicos: "O Brasil não tem povo, tem público." Lima Barreto
Pelo menos é assim que nos vêem...
Unknown disse…
Fiquei chocada com o resultado do concurso.Meu namorado é escritor e também participou. Eu acompanhei o seu empenho, trabalho, dedicação e principalmente todos os gastos que teve para conseguir providenciar toda a documentação!!!
Quando comentei com meus colegas sobre a agilidade do resultado e as pessoas premiadas, não há uma só pessoa que não deixe de desconfiar de tudo isso que aconteceu. Assim, resolvi também me manifestar contra essa marmelada!!! Um abraço!
David Lima disse…
Também participei e estou indignado. Sou do RJ e proponho uma ação coletiva contra o resultado. Quem estiver interessado, me envie um email. Meu email é: davidlima@gmail.com

Abraços.
Agulha3al disse…
Mariel muda a formatação de letra agora ta dificil ler... um abraço!!
BOLSA LITERÁRIA DA FUNARTE: ESTRANHA AVALIAÇÃO

A publicação da matéria no jornal O Globo, em 23 de dezembro, amplia o espaço de discussão, mas a resposta dos jurados não dirimiu minhas dúvidas. Ou certezas? De que forma os jurados da Bolsa Funarte de Incentivo à Literatura avaliaram, em menos de dois dias, os trabalhos inscritos no último prazo (10/12/07), se havia acúmulo de tantos outros? O resultado saiu em D.O. dois dias depois! Cinco jurados avaliaram 484 projetos em apenas três dias. Mesmo que esta proeza tenha sido realizada, como crer que meu projeto, (entre tantos de igual importância), foi analisado com o esmero e o respeito que dediquei à sua elaboração e ao prêmio? Trabalhei, durante madrugadas, na elaboração minuciosa do vasto material solicitado, para cumprir o prazo. Enviei, além do currículo COMPROVADO, sete exemplares de livros e cinco DVD`s (síntese da minha carreira) que, segundo o edital, não serão devolvidos. Mais de 500 páginas encadernadas. Imprimi ao meu sonho energias intelectual, física e emocional inumanas. Jamais participaria se soubesse que o resultado seria definido dois dias após o prazo máximo da inscrição. Esta questão diz respeito não só aos escritores, mas a todas as pessoas que lutam por transparência e Justiça neste País.

CARMEN MORENO é escritora carioca. Publicou: Diário de Luas (Rocco), Sutilezas do Grito (Rocco); O Primeiro Crime (Rocco) e O Estranho (Fivestar).

E-mail: carmenmoreno2@gmail.com
BOLSA LITERÁRIA DA FUNARTE: ESTRANHA AVALIAÇÃO

A publicação da matéria no jornal O Globo, em 23 de dezembro, amplia o espaço de discussão, mas a resposta dos jurados não dirimiu minhas dúvidas. Ou certezas? De que forma os jurados da Bolsa Funarte de Incentivo à Literatura avaliaram, em menos de dois dias, os trabalhos inscritos no último prazo (10/12/07), se havia acúmulo de tantos outros? O resultado saiu em D.O. dois dias depois! Cinco jurados avaliaram 484 projetos em apenas três dias. Mesmo que esta proeza tenha sido realizada, como crer que meu projeto, (entre tantos de igual importância), foi analisado com o esmero e o respeito que dediquei à sua elaboração e ao prêmio? Trabalhei, durante madrugadas, na elaboração minuciosa do vasto material solicitado, para cumprir o prazo. Enviei, além do currículo COMPROVADO, sete exemplares de livros e cinco DVD`s (síntese da minha carreira) que, segundo o edital, não serão devolvidos. Mais de 500 páginas encadernadas. Imprimi ao meu sonho energias intelectual, física e emocional inumanas. Jamais participaria se soubesse que o resultado seria definido dois dias após o prazo máximo da inscrição. Esta questão diz respeito não só aos escritores, mas a todas as pessoas que lutam por transparência e Justiça neste País.

CARMEN MORENO é escritora carioca. Publicou: Diário de Luas (Rocco), Sutilezas do Grito (Rocco); O Primeiro Crime (Rocco) e O Estranho (Fivestar).

E-mail: carmenmoreno2@gmail.com
Cordel disse…
Cordel das Bol$a$ Literária$ e outras mamatas.

Gustavo Dourado


É golpe de todo tipo:
Na internet e no real...
Fantasmagoria literária:
Assombram o textual...
Mamam nas tetas da Viúva:
Nepotismo leiteral...

Tem muita gente sabida:
Surrupiantes do Erário...
Clientelismo, malandragem:
Para além do dicionário...
A maracutaia é surreal:
Corrompe o vocabulário...

Premiam de qualquer jeito:
No emundo da lixeratura...
Doam bolsas do E$tado:
Nem precisa de leitura...
Jogo de cartas marcadas:
Do nascer à sepultura...

Julgam-se iluminados:
Pervertem a comunicação...
Komunicólogos - arrivistas
Chega de descaração....
Os "deputados" literais:
Sugam as mamas da Nação...

Ressucitaram João Grilo:
Macunaima e Cancão...
Pedro Malazartes ataca
No Planalto da Nação...
30 mil dobrões de ouro:
Na lítera-corrupção...

Mais um escândalo literário:
Tem ares de Mensalão...
Sanguessugas sequiosas
Chupam o nosso coração...
Lá na Redação do Céu:
Foi notícia de plantão...

Concursos, prêmios, medalhas:
Perdem credibilidade...
Nem precisa fazer prova:
Ganha-se com facilidade....
Têm malandros premiados:
Nos palácios da cidade...

A velha ação entre amigos:
Julgadores sem moral...
Falta ética, compostura:
Etc e coisa e tal...
A comídia esconde o fato:
Não aparece no journal...

Falcatruas, bandalheiras:
Parecem tudo normal...
Salve São Graciliano:
Façam um pelo sinal...
Vade Retro Satanás:
Eta gente sem moral...

Brincam com nosso dinheiro:
O imposto é escorchante...
Leio Finnegans - Ulisses:
Rosa, Machado e Dante...
O povo quer pão-cultura:
Não ser mais signorante...

Fabricam mi(n)tologias:
Ídolos de pés de barro...
PHdeuses de araque:
Amam caviar e karro...
Júri que nos desengana:
Tão bisonho, tão bizarro...

Será coisa de quadrilha?!:
Prefiro a de São João...
Em Drummond, me inspiro:
Chega de conspiração...
Respeitem a Coisa Pública:
Basta à Corrupção...

30 moedas de ouro:
Judas também ganhou...
Por aqui esse preço:
Muito se multiplicou...
Chafurdam-se na lama podre:
A arte se emporcalhou...

Eu vou mudar de toada:
Pôr a Ética no enredo...
Cultivar a boa Estética:
Esse é um bom segredo...
Ficar de orelha em pé:
Essa gente mete medo...

É preciso ter vergonha:
Para que se enganar?!
Ética e eqüidade:
No processo de julgar...
Que a Justiça prevaleça:
A coisa tem que mudar.

Gustavo Dourado
www.gustavodourado.com.br
ideiasaderiva disse…
Fala Mariel.

Meu nobre, este país é um circo e adivinhe quem são os palhaços. Isto tudo é uma farsa e me admiro que ainda acreditemos em alguns mecanismos. Como naquela teoria, se houvesse um nome desconhecido na lista - desconhecido dos grandes leitores iguais a você - seria apenas uma forma de equilibrar o galhardete. Ou seja, uma exceção para garantir a regra.

É verdade que muitos tentam apenas pelo mérito de tentar, pois também não acreditam.

Boa noite: céu baixo foi registrado hoje. Agora é correr atrás de editora.

Um abraço.
ideiasaderiva disse…
David, desculpe. Acho a proposta louvável, mas qualquer passeata, seja pela paz, pela segurança, pela saúde etc, me parecem uma encenação pra inglês vê. O resultado a gente já conhece.

Parece um discurso derrotista, mas... só tenho este por enquanto. Estou esperando alguém fundar uma franquia das FARC aqui no Brasil.

Um abraço.
Giovani Iemini disse…
filhota, tua grosseiria sobre os moradores da capital foi totalmente descabida.
sou de brasília, não participei de treta alguma e ainda sou acusado de conluiu?!

deprimente sua opinião!

ou vc só vê os estereótipos?

Postagens mais visitadas deste blog

Iberê

O caso Alexandre Soares Silva

Na Pequena Área