Cartas a Horácio - Apontamentos Críticos Sobre o Romance Avalovara



Horácio,

1.Salientar primeiro o conceito de tecnologia. Optei pelo mais elementar, porque a este atende a necessidade. Tecnologia é a ferramentar usada para estender nossas habilidades. A televisão, por exemplo, é a ampliação de um nosso órgão e sentido, permitindo-nos assistir fatos que acontecem em outro país e até mesmo uma corrida de automovéis.

2. Precisando-se isto, apontar o atraso tecnologico com que o país sofre, com a chegada de produtos aqui no terceiro mundo com um delay de no mínimo dez anos. Escolher um exemplo disso.

3. Confronto entre Jogo de Amarelinha, escrito em 1963 com a presença do hipertexto como inovação estrutural, de enredo e de espaço com Avalovara que aterrissa em terras tupiniquis em 1973, portanto com os mesmo 10 anos de atraso. Se em Cortazar os elementos são tratados diretamente, sem a intermediação de simbolos alquimicos ou palindromos, sendo o romance escrito dentro da escola realista sem ter a realidade se intrometido neste para abusá-lo, Osman Lins não consegue ou pretende se diferenciar adotando esquemas herméticos para se verticalizar na mesma experiência.

4. O Retábulo de Santa Joana Carolina, presente em Nove Novenas, 1966, portanto três anos após a publicação do livro de Cortazar. Não se sabe se é uma coincidência no caminho ficcional de ambos ou se entendida influência daquele autor - Cortazar - sobre esse, portanto como nesse período todos apregoavam o fim do romance, poderá ter sido uma idéia geracional que pairava no inconsciente coletivo da maioria dos escritores.

5. Julio Cortazar escreveu Rayuela em Buenos Aires, mantendo-se em contato frequente com escritores e/ou a realidade européia, portanto podemos investigar através de modus faber onde se colheu o modo de escrever muitos livros em um, como é o caso do Jogo de Amarelinha e Avalovara.

6. A Argentina sempre foi uma espécie de Europa na América do Sul, pode-se tratar paralelos com politicas afins no século XIX/XX, como Borges e sua repulsa a mestiços, índios e negros percebida em sua ficção. Pena que não haja coragem intelctual para se realizar um livro sobre isso neste nosso país.

7. O hipertexto se liga hoje diretamente a idéia de janelas, muito adequado em caso de ambos os escritores salientar que anteciparam a linguagem da internet através daquele corpus de obras descrito.

8. Resolver o impasse, deixando em aberto a possibilidade aventado por Harold Bloom de que a angústia da influência pode se dar de uma forma que não somente a sucessiva em que autores do passado interfiram nos modos de produção de autores futuros, mas objetificar que pode existir uma rede trans cultural que levará a autores simultaneamente as mesmas conclusões, sem perda identitária.


Abraços

Mariel Reis

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O caso Alexandre Soares Silva

Iberê

Duas Palavras