O Rio de Janeiro e as Olimpíadas


O oba-oba das Olimpíadas angariou mais uma adepto: o apresentador e jornalista Ricardo Boechat. Hoje pela manhã, no programa da Band News FM, Ricardo Boechat após comentar o incidente ocorrido na estação de trem de Nilópolis, localizada na Baixada Fluminense, com objetividade e inteligência, cobrando uma ação do governador Sérgio Cabral que acusou os trabalhadores de vandalismo, devido ao quebra-quebra que culminou com o incêndio de uma composição do trem da mesma linha devido ao descaso com o serviço e aos atrasos nos horários estabelecidos pela própria Supervia. Boechat criticou o sistema de transporte público do Rio de Janeiro, teve adesão de ouvintes do programa que enviaram e-mail's para concordar com os problemas apontados pelo jornalista e desancando o Governador que acusou de vandalismo os trabalhadores que ambicionavam somente chegar aos seus trabalhos para cumprir sua jornada diária e voltarem para casa naqueles mesmos trens onde são desrespeitados.

Não se pode esquecer o episódio acontecido na Supervia do chicoteamento a que eram submetidos os usuários para entrar nas composições do trem. Se antes havia um capitão do mato para realizar o serviço, hoje contam com cães amestrados para manter a dita ordem nas plataformas de trens do Rio de Janeiro.

Toda esta introdução é para salientar um comentário ingênuo realizado pelo jornalista Ricardo Boechat de que as Olimpíadas beneficiarão a cidade como um todo. O que é uma mentira.

Os locais beneficiados estão sinalizados no vídeo exibido pelos telejornais: Barra da Tijuca, Copacabana, Deodoro e Maracanã. A Barra da Tijuca ficará com 50% dos investimentos que virão para a cidade. Podemos notar que a Zona Oeste a que se referiu hoje pela manhã está delimitada muito bem quando acessamos o vídeo que está no You Tu Be para ser visto por quem quiser.

Os demais lugares, como Maracanã, fazem parte da revitalização da Tijuca, exigida pelos moradores que pressionaram as autoridades que inclusive possuem parentes morando na região, tanto que o aperto dos tijucanos no metrô já está sendo resolvido com o fim da integração no Estácio. Como a grande massa fica mesmo pelas estações da Carioca e Uruguaiana, os tijucanos podem dormir tranqüilos porque não serão mais incomodados pelos espertinhos que desciam até a estação de Afonso Pena para viajarem sentados e isso é apenas o início, porque creio que mais benefícios surgirão para a massa tijucana. As câmeras de vigilância, por exemplo, para a prevenção de crimes tomará que saía do papel, mas não apenas lá como nas principais vias de toda a cidade.


A Zona Oeste do Boechat não engloba Antares, localizada em Santa Cruz. Porque isso o Governo jogará para debaixo dos panos, quando embelezar a cidade para os gringos. É a velha história daquele ditado, isto será para inglês ver apenas. Porque o individuo de Seropédica não sentirá as mudanças que o apresentador discutiu hoje pela manhã; o morador do Valqueire menos ainda e o turuna da Pavuna, esse quase aborígine, que mal se mantém de pé nos vagões do metrô, devido à distância que tem que percorrer nessa posição, nem se fala. Mesmo que pareça estar em vantagem, é uma vantagem aparente porque está perdido com a meia cidadania que conquistou - isto se nós quisermos ser benevolentes com ele.

Deodoro talvez tenha sido incluída para não despertar mal-estar com os militares que não aceitariam estar de fora disso tudo, porque afinal é um setor ainda socialmente do qual não se deve perder a simpatia. Sabe-se lá o dia de amanhã....

A população da cidade deve, sim, fiscalizar as obras e o investimento do dinheiro, mas não pode se descuidar de exigir que lugares como Bangu, Realengo, Senador Câmara, São Gonçalo, entre outros sejam engambelados por promessas e passem apenasmente pela maquiagem que o Sr. César Mais muito bem nos ensinou como se faz na cidade.

É ótimo ter as Olimpíadas aqui, mas melhor mesmo é ver uma rede de transporte público séria atendendo a população, é ter segurança para que se possa transitar pela cidade.

Melhor que as Olimpíadas é: a consciência tranqüila dos governantes de que fizeram o melhor pelo povo carioca, sem aguardar recompensa, que administraram bem essa cidade que já a capital federal, sendo hoje alvo de todo o tipo de safadeza e sacanagem.

Melhor que as Olimpíadas é: a ação correta das autoridades com a punição dos infratores, com a recusa a corrupção, com o fim da negligência em todos os setores sociais.

Melhor que as Olimpíadas é: não estarmos reféns dos bandidos, dos políticos sujos, das empresas que superfaturam obras públicas como conjuntos habitacionais que estão em ruínas com menos de cinco anos de construção.


Melhor que as Olimpíadas é: ver a cidade resgatada em seu melhor espírito das mãos que a acorrentam à miséria e violência que vemos todos os dias nas ruas.

Melhor que as Olimpíadas é: a palavra de que as autoridades se empenharão, com ou sem eventos desse porte, em reacender a dignidade que existe em cada cidadão carioca e brasileiro para que discursos como esse soem vazios em um futuro próximo.

Comentários

Unknown disse…
Desde que o Rio ganhou a oportunidade de ser sede de uma Olimpíada que fiquei ansioso por uma opinião contra-mão do que se vê por aí. O oba-oba dominante é de uma estupidez vergonhosa.
Neste instante estou na central de informática de onde estudo numa faculdade do subúrbio. Tentei vir do centro até aqui de trem como de costume. Os portões da Central estavam semi-abertos. Uma grande confusão.Homens adestrados faziam um cordão de isolamento impedindo a gente de adentrar a estação. Um homen esguelava que não darai paar entrar, que estavam dando porretadas e lançando spray de pimenta em quem tentasse entrar.
Sei que a literatura vem depois da vida.Obrigado por essa crônica sr.Mariel Reis.

Postagens mais visitadas deste blog

Iberê

EXERCÍCIO

O caso Alexandre Soares Silva