Fernando Pessoa não era maçom

Na coleção de livros portuguesa A minha vida deu um livro, o título Fernando Pessoa, ensaio interpretativo de sua vida e da sua obra, de João Gaspar Simões - o primeiro biógrafo do poeta de Mensagem -, insinua, em três capítulos do livro, a relação do poeta com a Maçonaria. As expressões que levam ao crítico e biógrafo à conclusão da interação de Pessoa com a ética maçônica são, respectivamente:  Grande Arquiteto do Universo e Templo de Salomão – difundidas em qualquer tempo como sinônimos da Ordem. Além de algumas peças literárias em que, com muita propriedade, o poeta acercou-se do assunto, convencendo aos seus leitores de que era ligado à confraria. No entanto, durante o período salazarista, em que as perseguições recrudesciam às sociedades secretas, Fernando Pessoa escreveu inúmeros artigos cujo posicionamento contrário ao governamental era flagrante. Em artigo Associações Secretas, veiculado no Diário de Lisboa, em 04 de Fevereiro de 1935, esclarece de uma vez sobre estar ou não entre colunas:

 “Não sou maçon, nem pertenço a qualquer outra Ordem semelhante ou diferente. Não sou porém anti-maçon, pois o que sei do assunto me leva a ter uma ideia absolutamente favorável da Ordem Maçónica. A estas duas circunstâncias, que em certo modo me habilitam a poder ser imparcial na matéria, acresce a de que, por virtude de certos estudos meus, cuja natureza confina com a parte oculta da Maçonaria — parte que nada tem de político ou social —, fui necessariamente levado a estudar também esse assunto, assunto muito belo, mas muito difícil, sobretudo para quem o estuda de fora. Tendo eu, porém, certa preparação, cuja natureza me não proponho indicar, pude ir, embora lentamente, compreendendo o que lia e sabendo meditar o que compreendia. Posso hoje dizer, sem que use de excesso de vaidade, que pouca gente haverá, fora da Maçonaria, aqui ou em qualquer outra parte, que tanto tenha conseguido entranhar-se na alma daquela vida, e portanto, e derivadamente, nos seus aspectos por assim dizer externos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Iberê

EXERCÍCIO

O caso Alexandre Soares Silva