A Trindade Desfalcada

  Para Diego Mendonça


 Camilo Cienfuegos desapareceu misteriosamente em um acidente aéreo. A aeronave que tripulava apresentava problemas mecânicos alerta feito pelo periciador dela. A outra aeronave, que acompanhava a de Camilo, cujo piloto era um estrangeiro, não desapareceu, mas o seu condutor nunca mais foi visto. E o pescador que testemunhara o acidente foi interrogado e nunca mais se ouviu falar dele. 

Camilo Cienfuegos, filho de anarquistas espanhóis, acompanhado de Che Guevara, rivalizava em carisma com Fidel Castro. 

A vaidade de Castro não permitiria que a tríade dividisse a Ilha devido à popularidade de seus outros dois rivais.

Che Guevara foi enviado para a armadilha da guerrilha internacional,  culminando com sua morte na selva boliviana. Camilo, na versão oficial, sofreu acidente aéreo em uma tempestade sobre o mar cubano. Os exilados, ex-companheiros de Fidel na campanha da Revolução Cubana, que tiveram a chance de viver em outro país e ter suas discordâncias respeitadas, falam que Fidel Castro o assassinou. 

Os relatos sobre a personalidade de Cienfuegos, mesmo em um tempo de exceção como os revolucionários, mostram-no  preocupado com a justiça e não com a execução sumária de seus inimigos, emprestando ao rito de julgamento alguma humanidade.

A origem popular de Cienfuegos – classe média baixa –, além do contato com a cultura americana, quando tentou a sorte por lá, o diferenciavam de Che Guevara e de Fidel Castro. Seria Camilo uma outra via para a revolução? 

Comentários

Anônimo disse…
Resgatem o Camillo.Tragam-no aos seus parentes e amigos;e,afastam-no dos tiranos.

Postagens mais visitadas deste blog

Iberê

EXERCÍCIO

O caso Alexandre Soares Silva