Paraty: Para ti quem, cara pálida?

O trecho é de autoria de Helena Ortiz, editora e poetisa, que esteve na Festa. Sempre meti o bedelho de que editores não podem mediar mesas e outras coisas que tais. E tinha profunda desconfiança disto, descrito abaixo :
"FLIP – A Literatura sitiada

Terminou dia 5 de julho mais uma FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty. De fato, uma verdadeira festa para empresários em geral, onde pontificou a Livraria da Vila (SP) com o monopólio das vendas. Verdade que distribui belos programas (um deles tem 130 páginas) informando quem são os autores de quem a maioria do público nunca ouviu falar, razão pela qual ficam mais conhecidos em Paraty do que em seus países de origem. Além disso, graças a um acordo entre A Casa Azul, uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e a Prefeitura Municipal foram varridas das ruas as esperanças e os livros de autores independentes ou editoras menores que tentassem comercializar seus produtos. Porque o livro passou a ser exatamente isso, um produto na sociedade de mercado, de que a FLIP é apenas uma vitrine. Das paredes do casario histórico, do meio das pedras incômodas e escorregadias, mal colocadas depois da última obra, a qualquer tempo podia surgir um fiscal da Prefeitura (e eram inúmeros) que, com o apoio da Casa Azul, se encarregava de assustar os “criminosos” e, no caso de reincidência, apreender o material. "

Comentários

Anônimo disse…
rapa literário
rs

Dutra.
Anônimo disse…
Livros vendidos cono se fossem droga, literatura ilícita!!!

Será que se proibirmos a leitura haverá finalmente o crescimento do público leitor/ transgrssor??? Movimentremos milhões? guerras serão travadas em nome da literatur??? Nós, escritores e traficantes de livros,dominaremos morros e favelas planas??? haverá pessoas se arriscando a levar um tiro para comprar um livro de 5 ou de 10 e se esconderem num bequinho no entorno do "ouvido de leitura" (versão literária da boca de fumo) para sorver o livrinho do dia e curtir a viagem da literatura? Haverá tráfico internacional de livros??? Crianças de pé no chão se esforçando para aprender além da 4ª série para ser igual aquele cara ali que anda de carrão e manda no pedaço só pq faz e comercializa literatura???

Ouviremos falar de fugas espetaculares destes poderosos - agora donos de comunidades, da intransponível Bangu 1, quase uma cena de romance policial: com direito a metralhadoras, mudança de rosto,adoção de identidades secretas??? (RSRSRS)

Imagina só: marcha da poesia, no posto 9. Apitaço em Ipanema no verão. discussão para adoção da literatura terapêutica em casos excepcionais. Autoridades tendo que ir à Holanda para ler de maneira lícita. debates sobre desde quando os livros acompanham a humanidade, estudos awntropológicos sobre a utilização de livros em rituais religiosos em algum momento da história antiga e medieval. Movimento pela descriminalização so porte de livros...

Nova inquisição? Em plena FLIP, 2009, índex de livros permitidos e proibidos em uma festa literária?

Acorda sociedade: escritor, editor e vendedor de livro não é bandido!Embora vivam todos à margem da sociedade mediocrizada.

Bjs

Aure BEART

Postagens mais visitadas deste blog

Iberê

EXERCÍCIO

O caso Alexandre Soares Silva