Opiniões Crítica Sobre Cosmorama:

Logo abaixo segue opiniões de leitores de calibre da minha cartilha de poesia Cosmorama. Fico feliz por ter acertado em alguns poemas - o livro contém 26 - e que minha insegurança derive sempre de uma suspeita de que posso oferecer o melhor. Este livro - que não encontrou editora - segue em uma edição grampeada, marginal para Paraty no sábado. Hoje, somente no trabalho, vendi uns sete exemplares para interessados em assunto de poesia. Em Paraty espero ter mais sorte e conseguir vender boa parte dos 80 livros que levarei. Aquele que se interessar em comprar, pode me escrever para o e-mail: marielreis@ig.com.br . O livro custa R$ 5,00 + frete para o destino, tem 40 páginas e projeto gráfico de Delfin - o que equivale dizer que está luxuoso para uma confecção como esta - dois grampos - apontada. Abraço a todos os que me prestigiaram comprando um pequeno exemplar da cartilha. Ah, esqueci de dizer uma coisa, o prefácio é de Leonardo Fróes.

"Embora deteste ler poesia na tela do computador, gostei muito dos seus poemas; se estes fazem parte do seu primeiro livro, quero lhe dar os parabéns; pude sentir um poeta com forte pegada, sensibilidade e domínio técnico que não se encontram de ordinário em quem se inicia neste duro ofício da poesia; aliás e a propósito, belissimo o seu "um poema para os mortos" (imaginei abrindo o livro); todos os poemas que você me mandou são realmente muito bons ("inventário", "a vida breve", "biografia"), inclusive os haicais ("acode a roupa branca/enforcada na claridade/a luz serpenteia no teto"; "as sombras envelhecem devagar") eles dão bem a medida do seu talento; publique logo o seu livro, meu caro!desde já o meu abraço e aplauso,"

Adriano Espínola.


"A delicada poesia de Cosmorama parece derivar antes do microscópio do que da luneta: Mariel Reis aproxima-se do que já é próximo - a pele, os poros, a voz -, envolto numa "folhagem de melancolia" sob a qual as perdas superam os encontros.Em seus versos criativos e contidos, as inscrições do cotidiano se desvelam em súbitas faces de incompletude e inquietação."

Antonio Carlos Secchin.




"Poesia não precisa de muita coisa, apenas de poetas. É o que mais falta na poesia. Sorte que, num livro de estréia, temos tudo o que faz parte de um poeta. Música, obrigatória, neste tempo de cacofonias. Versos inesquecíveis, como esse das sombras que são a "claridade que envelhece devagar". Noção das fontes da palavra, das formas anteriores ao visível, como "antes do mar/ amadurecer teus barcos". Leite (poemas de verdade) tirado de pedras (o amor, por exemplo), como o da autora do beijo lascado que ia embora "levando a minha vida com um gosto bom nos lábios." Pequeno grande livro, concentrado em poemas que não brotam, mas que sugerem a graça primordial de uma natureza humana por opcão e não por destino; em versos que se garantem porque conhecem a arte das partituras assobiadas a esmo; e em palavras comuns, que se consagram quando completam o ciclo do poema. Livro de companhia, dos que se levam numa aventura. Livro de partilhas, que busca sintonias. Exagero de vogais abertas e fechadas: primeiro tijolo de uma trajetória pessoal de sobrevivência, que acena para um passeio coletivo. Material de uma história oculta, agora revelada como um sopro."
Nei Duclós.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Iberê

EXERCÍCIO

O caso Alexandre Soares Silva