Repercussão

O amigo e escritor Rotsen desta vez :


A Tropa está nas ruas de Paraíso Tropical

Duas coisas que li estes dias em virtude da Tropa estar nas ruas me chamaram a atenção, uma foi no conto acima, no seguinte trecho: "Se ligou no filme dos homens? (referia-se ao filme Tropa de Elite)" A gente com o nosso (Cidade de Deus) e agora eles com o deles"; a outra, foi uma manchete de jornal no sábado, depois do fim da novela televisiva Paraíso Tropical, que dizia mais ou menos assim: Capitão Nascimento é pinto diante do Olavo. A comparação se dava porque o ator que interpreta os dois personagens é o mesmo e, porque o personagem televisivo, é muito mais mau do que o cinematográfico, tentou matar até a própria mãe.

Todo dia na minha sala, Capitão Olavo vomita na minha cara, e na de minha filha de sete anos, palavras como prostituta e vagabunda, além de outros adjetivos carinhosos pelos quais trata sua amante. A modelo da vez, duplamente modelo, primeiro pelos bons exemplos que difunde, segundo por ser magra, alta e bonita. Afinal, nossas filhas devem andar por aí, em cima das mesas de nossas casas, como disse Mariel, gritando: "Eu quero ser a Bebel, mãe! Eu quero ser a Bebel!", nome do personagem de nossa duplamente modelo.

Até hoje não vi Cidade de Deus, mas vi Tropa de Elite, pirata claro. Quanto eu era moleque, brincava com meus primos de SWAT, seriado americano de TV sobre a tropa de elite de lá. Eu era o atirador do grupo, personagem que na hora que se posicionava para atirar, girava para trás, sem tirar da cabeça, seu boné. Ainda me lembro da música deste enlatado, que cantávamos em coro, correndo e subindo no pé de jasmim, na casa dos meus padrinhos, ali em Olaria. Servi a Aeronáutica, e fiz prova para sargento de lá, e independente disso tudo, lá no fundo, apesar do convívio com usuários de maconha e bebedores de Daime, apoio as ações do Capitão Nascimento. Quase todos nós queremos o revide, mesmo sabendo que não é o certo.

A Tropa invadiu literalmente as ruas de Paraíso Tropical, a rua da Carioca, Uruguaiana, Rio Branco, entre outras. Por menos de 10 reais pode se ter a Tropa, antes do lançamento oficial, antes dos cinemas, antes de disponibilizerem em DVD. Estimativas dizem que 1, em cada 4 cariocas já viu a versão pirata do filme. Antigamente, as crianças ao assistirem um filme diziam: "Este é do mal, aquele é do bem", referindo-se a que lado pertenciam bandidos e mocinhos. Hoje isto é impossível até para nós adultos, inclusive quanto a nós mesmos, dizer quem são os bandidos e os mocinhos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Iberê

EXERCÍCIO

O caso Alexandre Soares Silva