Encontros Notáveis

A materialização do guru indiano Sai Baba em meu quarto hospitalar não pareceu-me extraordinária. Os meus sentidos estavam entorpecidos pelas drogas do tratamento do acidente vascular cerebral e a letargia provocada por elas não permitiu à aparição qualquer impacto mesmo com o visual black power, com a bata alaranjada e o inglês com sotaque. O místico parecia um sósia pretensioso do cantor Tim Maia.  


Quando Padre Pio surgiu em meus sonhos, senti-me abençoado e o saudei: - Seja bem-vindo Frei Damião! Ouvi, em italiano, a ordem para olhá-lo outra vez com atenção, seguida da palavra asno. Não restou-me dúvida. Repeti minhas boas vindas. Ele olhou para o céu, pediu a Jesus Cristo por uma tarefa mais fácil nos currais. A certeza de que uma longa amizade surgiria não passou-me pela cabeça em nenhum momento.


A longa explanação sobre o demônio durou toda noite. Em um sonho dominado por um indivíduo com estigmas nas mãos, o horizonte de fuga não é alcançado. Citei a visita do Sai Baba durante a minha internação para ter uma perspectiva sobre o acontecimento. Esperei pela irritação do santo manifestada através de imprecações repletas de menções ao inferno. Ele olhou através de mim.


Sai Baba não me ajudou em nada. A minha hemiplegia não cessou com o contato com o iogue ou qualquer outro sintoma de minha enfermidade. Nesse aspecto, a literatura religiosa pareceu equivocada quando preconiza a cura do doente diante da presença de uma pessoa santificada. O indiano desatou a falar sobre o discípulo brasileiro. Meus olhos não perdiam palavra, não sem protesto interior cuja ambição era a higiene íntima com a reativação de meus braços.


Muitas pessoas invejam a minha experiência  com os dois homens santos. Não suportaria a materialização de Padre Pio, sem nenhum tato diplomático, porque, certamente, suas advertências verbais virariam cocres doloridos. No canal onírico, Sai Baba aproveitaria melhor os recursos e terminaria como o homem do baú com o carnê da salvação.  Magda Cotrofe passaria longe do quiprocó metafísico...




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Iberê

EXERCÍCIO

O caso Alexandre Soares Silva