Sobre Holdemar Menezes e Outras Questões

Nesta última semana, estou recuperando o tempo perdido para o resgate de alguns bons autores pouco falados. Um destes é Holdemar Menezes, escritor cearense/catarinense como gostava de se auto - intitular, (1921 - 1996). Escreveu livros de contos importantes, apesar de não constar nas infinitas antologias de melhores narrativas disto e daquilo, tem livros importantes no gênero: Eleitos Para o Sacríficio, A Sonda Uretral e A Coleira de Peggy - este último um romance que pode ser lido sem problemas por partes como se fosse desmontável.
Outro que merece minha atenção é Hélio Pólvora. Escritor baiano, elogiado por Juan Rulfo, conhecedor profundo da arte do conto. Indico o livro que estou lendo - Os Galos da Aurora e Outros Contos.
E, por último, mas não menos importante, Sérgio Faraco, escritor gaúcho - Contos Completos. Este teve a sorte de constar nestes compêndios de melhores narrativas, estando por este motivo salvo do ostracismo e do esquecimento.
Dicas deste início de ano. Um abraço.

Comentários

Anônimo disse…
Caro Mariel,

Sou sobrinho do Holdemar Menezes e herdei dele o gosto pela literatura e pelo jazz. O "nego velho" foi mais que um tio próximo, foi meu gurú! Sinto muitas saudades das nossas intermináveis conversas sobre os grandes autores...
Fiquei feliz por saber que outras criaturas também apreciam a sua obra.
Visite a minha página, onde escrevi alguns textos homenageando o tio: www.poltronaespecial.com.br
Um grande abraço,
Carlos Holbein.

Postagens mais visitadas deste blog

Iberê

O caso Alexandre Soares Silva

Na Pequena Área