O Pião, A Menina, O Dervixe e O Universo - Quase Uma Epifânia


Esta semana enquanto limpava a casa, escutando os mantras cantados pelo grupo Homem de Bem, lembram?. Minha filha foi para o centro da sala e começou a rodopiar com os braços erguidos, se deslocando de um canto para outro dos cômodos, agindo com incomum naturalidade, executando círculos cada vez mais rápidos seus pés pareciam tomados por um bailado estelar. Era como se aquele movimento pertencesse ao universo e não ao pequeno corpo que girava,girava como um pião. Tudo aquilo me surpreendeu e comoveu muito.


Enquanto ela, minha filha, executava largamente os passos daquela dança dervixe, percorri rapidamente a estante em busca do livro de Rumi, e como se participássemos de uma performance, li enquanto duravam os movimentos passagens dos poemas, também me juntei a travessura, abrindo os braços e repetindo como se fossem mágicas as palavras e sentia meu corpo levitar e a pulsação do mundo além de nossa janela ganhou um sentido diferente, mais amplo e não me contive.


Para minha filha rodopiar como uma bailarina não causava tanto constrangimento para os sentidos como já transtornava os meus, então gradativamente girei ao contrário, permitindo que meu corpo recobrasse o próprio controle e aquilo que havia se dispersado para o espaço – ao menos esta é minha impressão – retornou ao centro de minha consciência depois de sua breve integração com a natureza.


Lembrei de O Pião, Franz Kafka. Um conto curto lido na época da faculdade. Nele um filósofo observava um grupo de crianças que se ocupavam de jogar pião. E não resistia a vontade de agarrá-lo, unir-se ao movimento, mas quando o rodopio cessava, era inevitável sua frustração. Ele atirava ao chão o brinquedo e ia embora. Neste conto se encerrava uma sabedoria que procuro cultivar, e, está resumida nestas palavras:”Se a menor de todas as ninharias fosse realmente conhecida, então tudo estava conhecido”.

Comentários

Anônimo disse…
há momento mais bonito de felicidade? abração Mariel Reyes!

Postagens mais visitadas deste blog

Iberê

O caso Alexandre Soares Silva

Na Pequena Área