Será que existe vida em Marte?




            Na canção Marcianos Invadem a Terra da lendária banda de rock brasileira, Legião Urbana, a pergunta sobre a vida em outros planetas do sistema solar ou além dele, “Será que existe vida em marte? - persiste. Durante muito tempo especulou-se a existência dos marcianos e o planeta vermelho foi alvo de muitas pesquisas até que poderosos telescópios e sondas desvendarão seu mistério, arrasando todas as expectativas e pondo para fora a pontapés toda a poesia secular a esse respeito.


            O jornal O Dia estampou a manchete sobre a possível liberação de relatórios de avistamentos de óvnis das Forças Armadas, inclusive dossiês com fotografias e desenhos do que foi visto por pilotos de aeronaves comerciais e militares. A reunião se deu entre a Marinha, o Exército e a Aeronáutica para a deliberação sobre a pertinência da abertura dos arquivos em sua totalidade. Particularmente, contrário as versões cinematográficas representativas de nossos encontros com extraterrestres, me associo a idéia de que não estamos sós no universo. No entanto, não participo da histeria que toma conta certos grupos que se decidem pelo contato. E afirmam ter visto ou tocado em alienígenas.



As inúmeras hipóteses sobre a constituição física sempre com informações desencontradas, a antropormorfização das criaturas das estrelas como indício de um delírio oriundo de nossa orfandade e solidão, as entidades que monitoram o espaço e enviam a ele mensagens com código, as preocupações das autoridades acerca do assunto para que não saia do controle, organismos militares que mantêm relatórios secretos a respeito de captura, avistamentos, dissecação ou vivissecação de corpos de seres extraterrestres, teorias de que a evolução humana e o aperfeiçoamento da espécie tenha sofrido interferência alienígena, etc...Tudo isso torna o assunto ainda mais interessante, porque, como fizeram com Marte, banindo dela toda a poesia, a vida além do planeta Terra, permanece, ainda, intacta.

O site Ig repercutiu a reportagem do jornal O Dia. E em um dos links é retratado o avistamento de óvni na Barra da Tijuca em 1952 por um militar que registrou o ocorrido no espaço aéreo com uma fotografia, além de desenhos com a indicação do movimento da nave extraterrestre.


Foto: Reprodução



A revista UFO não partilha de entusiasmo pelos avistamentos na Barra da Tijuca e se contrapõe a sua veracidade. Noticiando da seguinte forma  A Fraude do Caso da Barra da Tijuca completa 55 anos, link: http://www.ufo.com.br/noticias/a-fraude-do-caso-barra-da-tijuca-completou-55-anos

As opiniões mais diversas e mirabolantes acerca da explicação dos fenômenos de aparição de naves estranhas no espaço aéreo brasileiro são levantadas. E não há consenso cientifico sobre a existência de outros mundos povoados além do nosso no sistema solar. Escritores de ficção cientifica, religiosos de toda ordem, parapsicólogos entre outros afirmam que não se pode desprezar os registros de várias civilizações sobre povos vindos dos céus. Outros crêem que tudo não passe de fantasia.

Como escritor, devo ficar ao lado da fantasia, da imaginação, porque ela povoa a realidade com intenções mais nobres. Particularmente, não creio que estamos sós em toda a extensão do universo. Se as visitas são verdadeiras ou não, por que tantas pessoas se ocupam delas? A minha resposta tiro de um filme trash assistido as duras penas com meus amigos em que dois homens com uma enorme diferença entre si ficam presos em uma ilha. Tratam-se como inimigos, mas não compreendem os motivos de sua inimizade. Em certo trecho comentam “O que seria de mim se você não estivesse aqui comigo?Acho que enlouqueceria”; o outro completa “Eu também, eu também”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Iberê

EXERCÍCIO

O caso Alexandre Soares Silva