Na Pequena Área

MILTON NEVES,

A mídia esportiva deveria defender o afastamento da seleção brasileira dos campeonatos mundias por uma década. E durante esse período apostar em uma reestruturação do futebol nacional, com a moralização dos clubes, com mudanças na legislação esportiva, coma criação de uma outra liga, além da CBF, com outra perspectiva ideológica na formação dos atletas, além daquela pecuniária, que também é importante. Não temos jogadores, mesmo com a exceção , Neymar, que poderá se tornar uma espécie de Adriano ao contrário com as falcatruas que cabe a justiça apurar. O ciclo de ouro - se já existiu - do futebol brasileiro acabou, é preciso decretar, com seriedade, nossa falência.


MILTON NEVES,

Se a imprensa esportiva não decreta, de uma vez, o fim do ciclo de ouro de nosso futebol, acabei por fazê-lo em meu último comentário. A convocação - mesmo com discordâncias - não me pareceu demasiado errado; a escalação, sim, é deficiente. o esquema tático, centrado em forte defesa, sem um meio de campo criativo, sacrifica atacantes e centroavantes. O nível desigual dos atletas impede uma harmonização tática porque a técnica, em flagrante contradição, nunca será, minimamente, igualada,em sua diversidade entre os jogadores selecionados. Dunga, mesmo com suas vitórias, não é conhecido por sua criatividade como técnico - isto impede surpresas com inovações que lhe escapam do cérebro comprimido pela ideia não levar gol. Embora fira a tradição, a Seleção Brasileira deveria se ausentar por uma década dos mundiais para reestruturar a si mesma - é uma ideia radical, mas não despropositada, diante do que foi visto contra a Colombia.

MILTON NEVES,

É impossível não querer ser contratado, ou convocado, para comentarista aqui em seu blogue. Já uma vez me candidatei ao posto, mas creio que malograda minha postulação ao cargo, devo resignar-me ao espaço da pequena área na caixa de comentários. Mesmo pequeno, é confortável. Aqui, preciso ser sucinto, praticar uma redação direta sobre o esporte de maior prestígio nacional, além de compartilhar, com inúmeros outros comentaristas, a satisfação de ser lido por um número de visitantes superior, com ávido interesse sobre o assunto, além, com alguma sorte, de você pousar os doirados olhos nas parcas linhas desse anônimo. A seleção brasileira deveria anunciar, nos classificados, a procura de excelentes meio campistas, porque - aqueles oriundos da Europa pouco ou nada acrescentam -, a escassez de bons passes é a raiz das dificuldades, afetando a armação de jogo e emperrando o esquema tático, se é que existe algum.


MILTON NEVES,


Afastado por uns tempos, acabei perdendo meu login e fiz um outro. As ferramentas de proteção contra picaretas ou para merchandise de sítios do blogue afeta a interação imediata, embora os detratores se refugiem nesse anonimato propiciado pela rede. O que fazer com o futebol brasileiro? Poderíamos implodi-lo como a um edifício condenado. E sobre o local, depois de limpo o entulho, construir uma praça em homenagem aos craques do passado com uma plaqueta com seus nomes. Ou toda a imprensa começaria um movimento para uma moralização do esporte preferido do brasileiro, com a defesa da criação de uma outra liga de futebol que não a CBF, com reconhecimento e adesão dos clubes. A moralização precisa acontecer urgentemente, porque nosso futebol está no CTI. Não tardará a sua morte. Quem escreverá seu necrológio? Quem ditará seu obituário? Alguém arrisca um palpite? Tenho medo de que, no Brasil, a omissão não faça vítimas em hospitais apenas...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Iberê

O caso Alexandre Soares Silva