Para Aurea

I
 
Embora o trabalho e os dias
Encham meu espírito de tédio,
E o cansaço de toda a justiça
Perturbe aos meus ouvidos
Com o apelo inútil
De uma tormenta...

Eu repouso no sopro
Que cobre os lírios
Espalhados na sua face.

II

O vento célere entre os fios de ouro
Trançados com ervas perfumadas.
O calor afogueia as jóias do seu rosto,
Murmuram orações os seus lábios de rubi.
Os anjos em coro abençoam a sua visão
E o meu coração confrangido
Teme pela hora de partir.

III

Ó Allah, inventou a noite
O perfeito disfarce do amante,
 Encobre os rastros
Que o leva à casa do amor.

Ó Allah, inventou as marés
A transposição perfeita
Para mostrar quão inconstante
É a natureza do coração.

Allah inventou o poeta
Para que cada coisa
Ganhasse uma história
E sua glória se misturasse
A todas as criaturas.
 
IV

O velho não sabe manejar a beleza da cortesã.
Não sabe cosê-la com os fios da aurora
Preparando-lhe uma túnica tão transparente
Quanto a manhã que ele insiste em tocar
Toda vez que rompe a alvorada.

V

A espuma do banho esconde sua paisagem,
Qual a nuvem o astro flutuante no céu.
Imagino o ocultado pelos véus vaporosos
Presos às gotas d’água que bailam nos seus poros.
Allah, quem me dera morrer embriagado
Na taça do seu umbigo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Iberê

O caso Alexandre Soares Silva

Na Pequena Área