Antologias de Coelho Neto, Dias da Costa e Nilto Maciel


CONTATOS:

Prezada Sra. Edla Van Steen,

Apontada, por Guilherme Loureiro, como responsável pelas coletâneas de melhores contos de autores nacionais, pedi o seu contato para propor a presença de um autor defenestrado da literatura brasileira - Coelho Neto.

O meu interesse pelo autor coincide com minha infância, porque este era o bairro ao lado ou o da próxima estação quando chegou o metrô. Porque naquele tempo eu morava em Pavuna e me interessava pelos nomes nas placas de rua e pelas histórias dos bairros e das personalidades que os nomearam. Daí o meu contato com o autor d' A Capital Federal.

Os romances não me agradaram, mas as estórias curtas, sim. Entre aquelas que me impressionaram estão Banzo, Mau Sangue, O Pároco, A Pevide, O Duplo. A primeira, com a qual tomei contato com o texto, foi Banzo, através da finada revista Ficções, edição novelas. Lá ele, Coelho Neto, está acompanhado de mestres como Dino Buzzati e Robert Musil, além da presença do autor de A Ostra e O Vento no mesmo volume.

A segunda narrativa na antologia Conto Trágico Brasileiro, organizada por Jeronymo Monteiro, na década de 50/60 não posso precisar, porque encontrei o livro em estado de miséria.

Curioso que Jeronymo Monteiro é o pioneiro da ficção científica no Brasil.

As outras em sites da internet; especificamente no Domínio Público. Estou à cata de Páginas Escolhidas, de Coelho Neto, organizado em 1957, por Paulo Coelho Neto, onde há presença de outras narrativas curtas.

A minha pesquisa me levou à coleção Nossos Clássicos - Coelho Neto, com introdução crítica de Octávio de Faria - autor de 3 Novelas da Masmorra e Tragédia Burguesa, gosto muito dessas novelas. E nela ele aponta também contos de sua predileção que se contrapostos com aqueles que me impressionaram, mostram que minha visão está coerente a respeito do autor de Turbilhão.

Portanto, gostaria de me candidatar, não somente a Coelho Neto, mas, para outros dois contistas excelentes: Dias da Costa e Nilto Maciel.

Tenho certeza de que você sabe mais a respeito desses autores do que aprendi em tudo que tenho lido a respeito deles, em minhas pesquisas e arquivos.

Mirante dos Aflitos e Carnavalha são pequenas obras primas de nossa literatura. Ah, a Senhora é também grande contista, porém isso é outra conversa, porque não me atrevo, ainda... Eu sou escritor de ficção, gênero contos. Da nova geração. Escrevo resenhas para vários órgãos e mantenho um blog www.cativeiroamoroedomestico.blogspot.com.

Meus livros tiveram boa acolhida crítica. O google pode testemunhar isso sobre meus últimos dois trabalhos: John Fante Trabalha no Esquimó e Vida Cachorra.

Querida Edla, muito obrigado desde já, porque se não resultar em nada o meu contato, me sinto gratificado por você ter lido as minhas linhas a respeito de uma literatura que cultivo; de autores que respeito. E não dessa porcaria que aí está chamando a si mesma de inventora da roda.

Abçs


Mariel Reis

RESPOSTA:

Oi, Mariel, obrigada por este amável e.mail. Não estivesse tão cheia de títulos já prontos, à espera de publicação (a Global é demorada!) certamente falaríamos mais objetivamente. Mas anotei seu nome e os volumes de seu interesse (especialmente Dias da Costa). Coelho Neto já está sendo preparado (publicamos as Melhores Crônicas). Artur Azevedo também (contos e crônicas, além das peças na coleção Melhor Teatro). Vou entrar no seu blog. Um abraço, Edla

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Iberê

EXERCÍCIO

O caso Alexandre Soares Silva