Perguntas de Jaime Gonçalves Filho Sobre o Nobel de Literatura

Olá,

O escritor peruano Mario Vargas Llosa recebeu o prêmio Nobel de Literatura, nesta quinta-feira, 07 de outubro. Gostaria de publicar suas impressões sobre a premiação no meu blog, Café Escuro. Você aceitaria responder as três questões abaixo?

Sim.

Você é um leitor de Vargas Llosa?

Sou leitor de Vargas Llosa.

Destacaria uma obra que tenha marcado sua trajetória como leitor(a)? Por quê?

Os Filhotes. Novelas que condensam todo o talento do escritor peruano. Nesse volume há um texto em particular sobre a emasculação de uma das personagens que é uma novela fantástica.


Qual a representatividade do prêmio para você, como leitor? E, também, para a literatura da América Latina?


Gostaria que fosse premiado um escritor de língua portuguesa. A minha satisfação recairia sobre Lobo Antunes e/ou Ferreira Gullar. Isto ajudaria a língua portuguesa a se internacionalizar, como é comum com a língua espanhola. Elevaria nosso status, porque somos muitos os falantes dos diversos idiomas "portugueses". Cada um com um sabor em especial. Quando um autor da América Latina, seja ele um Garcia Marquez ou Vargas Llosa, angaria uma premiação dessa natureza, porque a hegemonia das outras línguas - inglesa, francesa e alemã - é altamente impositiva. Nós devemos comemorar, porque o Terceiro Mundo mostra que não é um setor somente de golpes militares, não é o território sem lei do narcoterrorismo e não é apenas uma bolsa de especulação financeira dos bancos internacionais. É algo mais. E isto está nos livros de Vargas Llosa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O caso Alexandre Soares Silva

Iberê

Duas Palavras