Carta ao Amigo Distante

Dedicado a J.A.V.


É necessário que alguém rompa o silêncio, vença a si mesmo na direção da reconciliação, isto me aconselha minha mulher, sabendo do meu orgulho e do gênio difícil que carrego comigo, portanto este é o meu passo para que este muro caía, para que o passado fique onde está, não que iremos desprezá-lo, porque de alguma maneira foi parte de nós, mas silenciaremos o que nos causa esta dor extrema até que juntos possamos compreender o que a formou e em que ponto feriu este afeto que nos unia, isto assim tão sem propósito. Se for necessário que alguém se exponha, mostrando fraquezas, veleidades, deste modo como apareço aqui para que você, onde esteja, saía de sua caverna, e veja, que agora é preciso recomeçar o diálogo daquele ponto interrompido, amordaçado, onde as palavras não encontravam o lugar certo em nossas bocas, e a vaidade interferia demais em nossos juízos a respeito de tudo, e o orgulho que não me permitia ver que as decisões às vezes não obedecem claramente uma razão, mas a um chamado estúpido, mesquinho. Talvez eu não saiba mesmo compreender, mantendo nesta minha natureza positiva, neste meu empenho pela verdade, uma venda em meus olhos. Isto é ruim, porque a vida é feita destes contrários, não se pode exigir uma tábua de leis que nos direcione o rumo ou ambicionar uma moral purista, sem as interferências de nossos abalos, indecisões, fraquezas. Custei compreender isso. É uma pena, porque já tinha feito vítimas demais com este pensamento xiita, não há obrigatoriedade nenhuma em amizade, regra alguma, apenas o afeto que enreda e amor que conforta quando se comunicam duas almas que se gostam e admiram. Portanto, se você passar um dia por aqui e ler isto, espero que me perdoe. E ainda haja tempo de resgatar as caminhadas pelo bairro, a freqüência mútua dos lares, as discussões intermináveis sobre literatura, as besteiras atiradas nas conversas jogadas fora pelos descaminhos. Se ainda existir tempo e você estiver disposto, aceitando minhas desculpas por minha intolerância, sabe aonde me encontrar.

Comentários

ideiasaderiva disse…
e façamos isso, ainda que sejamos ateus e não esperemos uma eternidade. rir e dividir algumas cervejas, alguns papos etc, vale muito mais a pena. abraço, meu irmão.

Postagens mais visitadas deste blog

Iberê

EXERCÍCIO

O caso Alexandre Soares Silva