Cartas Fracassadas

Caro Luciano Huck,

A carta vai algo comovida. O serviço realizado pelo quadro “Lar Doce Lar” é, sem dúvida, um dos momentos mais impressionantes da televisão brasileira, pela atenção, o tratamento e a realização da recuperação das casas dos telespectadores envolvidos, porque muitas das vezes suas histórias estão ligadas indissoluvelmente ao espaço físico onde habitam e recuperá-lo é, de certa forma, resgatar parte de uma história de felicidade – isto que pouco está presente na realidade brasileira, cercada por escândalos, falcatruas e maracutaias.

Feito o preâmbulo, Luciano, estou enviando as fotos da casa de minha mãe, moradora do bairro da Pavuna, que desejo inscrever para concorrer a reforma e à disposição de nova mobília. Ela, minha mãe, mora com dez pessoas na casa, ainda com telhas de amianto, com goteiras, em um estado dá causar pena. Meus irmãos não conseguem trabalho formal, vivem de biscates, mas não caíram na marginalidade. O que é uma sorte.

Sou o mais velho, Mariel Reis, cursei o curso universitário, mas tive de interrompê-lo*, para trabalhar, ajudando a custear o alimento dos meus outros irmãos ainda sem condições para arranjar ocupação. Minha mãe sempre tentou nos ajudar na medida do possível, com aquilo que conseguia, fazendo unha para fora, assando bolos, realizando faxinas – nisto, algumas vezes, eu mesmo a acompanhava.

Mas a missão de alimentar as dez bocas, vesti-las e calçá-las; pouco ou mesmo nada sobrando, seja para ela, minha mãe, ou para a preocupação em reformar a casa. Quando tomei contato com o programa, não tive dúvidas, pedi a Deus que me inspirasse uma carta sincera, sem o intuito de me aproveitar da bondade de quem quer que fosse; uma carta honesta para enviar até à sua produção.

Querido Luciano, só há um porém em tudo isso, não falo com minha mãe um bom período, o que torna o meu pedido também sigiloso, porque caso a carta seja acolhida, com prazer gravarei depoimento ou o que quer que seja para o andamento ou aprovação do desejo desse filho distante: a reforma da casa de sua mãe. Porque acima das desavenças deve estar o amor ao próximo e àquela que nos gerou e merece certo conforto durante os restos dos dias que ainda têm conosco, mesmo que sob minha vigilância discreta e distante.

Conforme disse, aquilo que posso fazer de modo discreto, eu o faço. Paguei para meu irmão um curso de cabeleireiro, estou juntando dinheiro para propiciar aos demais um curso profissionalizante onde suas vocações possam encontrar recreio. A minha dificuldade é estar só e ser só, porque muitos se levantam para criticar, humilhar e ofender, mas poucos erguem a mão para salvar. Tenho minhas limitações, porque hoje tenho uma família, compromisso que me impede de atos maiores e generosos.

Os nomes dos meus irmãos são, a começar por mim: Mariel, Marielson, Marise, Marcio, Michael, Marlon, Maysa, Mayara, Marilson e Joseane. A residência deles, situa-se à Rua Praça Ênio, XX Pavuna – Fundos – Rio de Janeiro/RJ – Cep: 21420-000.

Eu me chamo Mariel Reis, morador de Bonsucesso, à Avenida Teixeira de Castro, XX/XXX – Cep: 21040115, posso ser encontrado nos telefones (XX) XXXX – XXXX/(XX) XXXX – XXXX/ (XX) XXXX-XXXX. Qualquer outra informação estou disponível para fornecer.

Volto a reiterar a natureza dessa carta, comovida. Procurei narrar de modo honesto, sem a comoção demasiada, mas com a verdade em mente para que isto toque a você e à sua produção na escolha desse meu Lar Doce Lar, do qual ando distante, mas que pelo qual zelo dentro do limite de minhas forças.



* Carreira retomada


04/2009

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Iberê

O caso Alexandre Soares Silva

Na Pequena Área