Três postagens do Facebook

I.

Quando criança, numa casa que ficava além da linha do trem, em Pavuna, quando ainda existia a cancela ferroviária, minha mãe costumava freqüentar a casa de uma senhora cuja filha se chamava Raquel. Não me parecia a uma criança normal, porque introvertido, era difícil minha socialização, e qualquer relação além das ordens habituais a que uma criança é submetida, era um esforço sobre-humano. E nunca fiz questão de ir além de mim mesmo, o que me custou a seguinte conversa entre os adultos: - Maria Emília ele é normal? Nenhuma mãe quer um filho anormal e como saída para o constrangimento, despertou-me do alheamento com uns sopapos - que tiveram efeito apenas enquanto aplicados. Recaí, outra vez, em um ostracismo interior, em uma indiferença quase mística, como repúdio ao mundo real. Na escola primária, Otávio Kelly, juntamente a um garoto mais esperto, Renato, que me achava insólito, limpava as mesas do refeitório enquanto as aulas corriam. Renato, assim que o tempo se extinguia, saía de minha companhia, enquanto eu me divertia varrendo os corredores. Os idiotas só não eram separados por professora Sandra que tinha uma crença íntima de que talvez se tratasse de distúrbio psicológico ou neurológico ou complexo. E apontava a necessidade de acompanhamento médico para os casos mais graves. Era a turma de CA. Antes que desfechassem contra mim a sentença definitiva aplicaram-me a prova para testar se havia aprendido alguma cousa em minhas visitas fortuitas à sala de aula. Promovido à quarta-série, saí do rol piedoso tão confortável. Tudo isso me retornou à lembrança porque assisti Rain Man no Telecinecult.


II.

Um grupo de jovens universitários, entre eles uma moça bonita, foram à minha escola, em Pavuna, falar de poesia. Acentuo que minha misantropia sempre me atirou aos ofícios solitários, embora tivesse bons amigos por lá. Era o ginásio. Sexta série. Em casa, a fome. A extrema magreza ainda pode ser vista através de fotografias dos eventos escolares. E persistiu durante longo período, obrigando-me a um rodízio, na casa de amigos e conhecidos, para almoçar e jantar. Além da casa de meus primos: Alexandre dos Reis e Julio Dias. A fome não me tornou um poeta melhor ou pior, cito-a porque conviveu simultânea a leitura e confecção de poesia. Acentuava a beleza do contato com os poetas como Audálio Alves, poeta lido à época, meu primeiro contato com Pernambuco. Os jovens universitários também me salvaram, colocaram em lugar seguro o meu espírito.

III.

Meu primeiro emprego, de carteira assinada, office-boy, foi em uma empresa de contabilidade: Assessoria Contábil Locatelli. A danação das multidões relâmpagos, pilhas de documentos para entrega, o taylorismo para execução do trabalho e um caderno com anotações de sósias de escritores encontrados em minha perambulação pelo Centro descrito no conto John Fante Trabalha no Esquimó. Vez por outra, fugas às livrarias, encontros fortuitos em cafés com Augusto Sales e intromissões nos sebos. Um conto publicado na revista Ficção, com lançamento em um restaurante no Jardim Botânico, fez com que eu conhecesse alguns escritores. No dia seguinte a rotina do batente. Um dia, cruzando a Sete de Setembro com Rio Branco, reconheço um poeta que célere quer alcançar a outra margem da calçada: Carlito Azevedo. Conversamos uns breves minutos e ele puxou da bolsa o livro Sublunar (2001) e me presenteou. Poesia em trânsito. Meus passos se tornaram mais leves dali por diante, mergulhado no abismo invertido dos edifícios espelhados do Centro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Iberê

EXERCÍCIO

O caso Alexandre Soares Silva