Apontamentos
Escapulário
És mais perfeita que a garrafa
de Coca-cola
Tens as dores
do nada
engastadas
no cesto de ráfia
que encantou
pra te guardar
as costas
Tens o mapa da África
tatuado
em tuas escápulas
E terra de prados
perdidos
embaixo das unhas.
(Reinaldo Ramos)
Escapulário é exemplo de poema amoroso que suplanta os moldes românticos pelo detalhe da comparação do corpo amoroso a um objeto de consumo cobiçado no mundo contemporâneo – a garrafa de Coca-Cola. Se a linguagem falsifica o discurso romântico – és, tens, te, tuas – que habitam o lugar natural do você no poema; as imagens ajudam na explicação do título, indicando tanto o caráter religioso quanto o significado lato da palavra que dá título ao poema, ex.: “pra te guardar as costas”; porque entendemos o escapulário não somente como a medalhinha de proteção contra as forças do mal, mas como manto a recobrir-nos a partir dos ombros. Talvez como a própria sensação amorosa. A riqueza imagética em “Tens o mapa da África/ tatuado/ em tuas escápulas”, onde uma identidade geográfica – condição de origem - é disposta a uma coincidência anatômica do corpo amado, é um dos pontos altos da realização do trabalho.
És mais perfeita que a garrafa
de Coca-cola
Tens as dores
do nada
engastadas
no cesto de ráfia
que encantou
pra te guardar
as costas
Tens o mapa da África
tatuado
em tuas escápulas
E terra de prados
perdidos
embaixo das unhas.
(Reinaldo Ramos)
Escapulário é exemplo de poema amoroso que suplanta os moldes românticos pelo detalhe da comparação do corpo amoroso a um objeto de consumo cobiçado no mundo contemporâneo – a garrafa de Coca-Cola. Se a linguagem falsifica o discurso romântico – és, tens, te, tuas – que habitam o lugar natural do você no poema; as imagens ajudam na explicação do título, indicando tanto o caráter religioso quanto o significado lato da palavra que dá título ao poema, ex.: “pra te guardar as costas”; porque entendemos o escapulário não somente como a medalhinha de proteção contra as forças do mal, mas como manto a recobrir-nos a partir dos ombros. Talvez como a própria sensação amorosa. A riqueza imagética em “Tens o mapa da África/ tatuado/ em tuas escápulas”, onde uma identidade geográfica – condição de origem - é disposta a uma coincidência anatômica do corpo amado, é um dos pontos altos da realização do trabalho.
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