Considerações, Somente Isto

Aguinaldo Silva está promovendo uma Master Class atrás da outra. É esquisito. Parece que o autor de Cinquentinha não busca novos parceiros ou herdeiros de sua verve novelística, mas se reciclar, capturando idéias fresquinhas dos grupos selecionados, para depois utiliza-las em suas criações. Como talvez aconteça com a novela Marido de Aluguel cuja sinopse nasceu em uma dessas empreitadas. O prêmio para a equipe que participou da elaboração desta idéia será participar como colaborador na novela, enfim é bom salientar que Marido de Aluguel mudou também de nome.



Eu mesmo realizei os testes para a participação desta oficina, empolgado pela proximidade que teria com o autor de Dez Histórias Imorais. Não fui selecionado, mas isto não me decepcionou. Porque, olhando friamente aquilo, percebe-se que as idéias nascidas ali dentro têm um único autor: o próprio Aguinaldo Silva. Isto se não existir um contrato que reze exatamente isto que tudo o que for produzido dentro daquele ambiente pertence aos promovedores do evento, podendo ser veiculado, aproveitado e etc. conforme decisão dos idealizadores da oficina.



Neste sentido, não me ressinto em não ter sido aprovado. Porque se criasse ali algo que me comovesse o bastante e quisesse utilizá-lo depois em uma criação literária e isto não me fosse permitido, porque agora a patente já não me diria respeito, consideraria o fim. Atrás de todo o glamour e festa, esta bomba de efeito paralisante: a fama. Repousa sobre a cabeça dos participantes. Que não sei se cogitaram a possibilidade de que ganham muito menos do que Aguinaldo Silva quando efetuam suas criações na oficina.



Aguinaldo Silva demonstra com freqüentes oficinas cansaço criativo. Talvez não consiga renovar seu repertório. O que é muito comum com autores que tem a exposição que um novelista possui, mas não considero que o autor de Senhora do Destino e Duas Caras precise, porque já nos deu obras primas da teledramaturgia. Agora quanto aos participantes, seria bom reconsiderar, sob outro ponto de vista, quem ficará com os louros destas vitórias, caso resistam. Se não se incomodarem e tudo valer a pena pelo minuto de fama e meia dúzia de rostinhos famosos, tudo certo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Iberê

O caso Alexandre Soares Silva

Na Pequena Área